30 de julho de 2013

A diferença de há 7 anos para cá.


Sinceramente pouco ou nada mudou, naquilo que vi há sete anos atrás quando estive no Tahiti pela primeira vez. A grande diferença é ver o triplo de Bodyboarders na água e o Bodyboard a crescer e muito, em número de praticantes e adeptos. Sentir que o nosso desporto ali é muito respeitado e não haver rivalidades algumas entre outros desportos de ondas.
As ondas estão iguais a si próprias, mais crowd certamente, mas mesmo em Teahupoo onde está o circo todo, o respeito característico daquelas águas e dos seus locais é enorme por todos que estão ali a surfar, espera-se pela sua vez mas não podemos deixar de ir nas ondas mesmo que seja uma daquelas bem animais, vê-se o apoio de toda gente para dropares a onda da tua vida. Muito importante quando chegas ao pico cumprimentar todos pessoalmente em especial os locais, porque eles fazem questão de te dar um cumprimento pessoal.
As pessoas estão iguais a si mesmas, simpatia, respeito e humildade pura, principalmente fora de Papeete, na zona de Teahupoo/Vairao onde eu fiquei instalado em casa duma familia, ao fim de uns dias já toda gente te conhecia e dizia olá como vivesses ali há anos. Naquela zona do Tahiti onde as tradições de família estão mais enraizadas tudo está na mesma, as casas, a aldeia que é Teahupoo, os cafés, as marinas e até os mesmos os barcos que te levam para o pico em troca de alguns francos polinésios estão todos na mesma. Até a bela cerveja Hinano está na mesma, mas uma coisa que está diferente é a beleza das ilhas e a sua natureza, está mais refinada, mais doce e ao mesmo tempo mais bela, paraíso.

















Maruro.
NT

Sem comentários: