28 de agosto de 2013

O swell gigante parte 1

Grande e grosso!


Ao fim duma semana no Tahiti e com dois dias de flat consecutivos, começa aparecer nas previsões um super swell igual ao do principio de Maio que fez furor no mundo das ondas. Para minha surpresa as mensagens de Portugal eram bastantes a incentivar-me para apanhar umas bem grandes, eu estava mais relaxado do que nunca, não sabia bem o que deveria pensar daquilo tudo e se estaria contente ou não com aquele swell.

Com a chegada deste swell a atmosfera  na tranquilidade da zona de Teahupoo é um pouco alterada, acho que toda gente sente ali um pouco a pressão dum swell daquela magnitude e sabe-se logo que os voos da Australia e Hawaii estão cheios porque os big riders vêm todos para o Tahiti, começa-se a tirar as motas de água das garagens e a preparar as cordas, o ar fica pesado no meio do paraíso.

O Bernardo Jeronimo que estava no Chile, dizia-me que já estava de olho no swell e que para eu ter calma e me preparar que vinha lá coisa grossa, sim lá razão ele tinha, coisa da grossa mesma. No dia seguinte uma 5ª feira ao fim do dia já se fazia sentir a entrada da ondulação, 3 a 4 pés classico em Teahupoo num grande final de tarde. 6ª feira de madrugada aquela tensão no ar do swell era enorme e o meu estado de espirito tinha-se alterado, estava realmente a ficar ansioso e sabia que não iria estar preparado para glo daquela magnitude, algo grande se aproximava e era mais um dia especial. 

È preciso um coisas destas no Tahiti
Nessa 6ª feira cheguei cedo ao estacionamento e 6 a 8 pés de ondas perfeitas já partiam com aquela força descomunal na bancada, enquanto me preparava chega o Garret Macnamara que para minha surpresa me reconheceu e me comprimentou. Entretanto já remava para o pico e já via aqueles bafos gigantes, lá surfei umas 3 horas com o mar a subir até aos 10 pés e com alguns bodyboarders americanos de San Diego a apanharem umas bombas, muda o vento e o surf fica impossivel, deu para ganhar ritmo neste dia e fazer um dos melhores tubos da viagem que por acaso consegui resistar na go pro, mas também deu para ver ali que não estava nada bem preparado para aquelas ondas e faltava ali algo para eu fazer umas bombas.

O resto do dia o super swell não parava de subir e o barulho do mar era imenso, decidir alterar a minha reserva do hotel em Moorea para ficar para este swell, o Thibo um bodyboarder Tahitiano que é apoiado pela Refresh dizia-me por telefone que no dia seguinte iria estar de gala e muito grande em Sapinius e para eu aparecer por lá. Sabia que em Teahupoo iria estar gigante demais para entrar a remar e como a tow in estava sem treino decidi então acordar bem cedo e ir para Sapinius e ir de encontro ás ondas mais pesadas que já vi e senti na vida, sabia que aquele seria o dia.


Maruruo! NT

Sem comentários: