30 de dezembro de 2013

3 dias em Marrocos!

O ano está a chegar ao fim e com Portugal na boca do mundo das ondas por causa dos super swells e das grandes sessões da Nazaré com tamanhos xxl e outras sessões por esse nosso pais a fora desde o fim de Setembro. Com vários dias por gozar de férias desde o final de Setembro tinha já decidido não fazer grandes viagens, mas sim fazer rápidas incursões junto a spots perto de Portugal, spots que nunca apanhei clássicos mas que sempre despertaram a minha curiosidade. Final de Outubro com um novo swell a chegar com mau tempo e com as previsões por toda a Europa a apontar má ondas, virei-me mesmo para Marrocos mais precisamente para a zona de Agadir onde as previsões eram boas, zona que há muitos anos que andava para visitar. Sabia que ali é terra de muitos Bodyboarders e de muitos point breaks, chegando na hora do voo para Agadir encontro-me com uma turminha de surfistas brasileiros onde constava o Adriano de Sousa e o Paulo Barcelos em trabalho, como mais uns surfistas tugas que tinham visto o mesmo que eu nas previsões, era sinal que ia bombar umas ondas.
Viagem de só três dias aluguei um carro para poder surfar o maior numero de picos, fiquei hospedado no centro de Tazaghout no La Point Surf camp junto com a turminha do surf. Acordei cedo com a reza muçulmana, nem tomei o pequeno almoço e já guiava com o sol a nascer e as ondas a bombarem, segui para norte e 20 minutos depois já estava nos famosos pointb
reaks que ainda estavam meio adormecidos, fiz um rápido reconhecimento em todos picos e vi logo ali alto potencial de picos com mar grande ou pequeno e um beach break com muito bom aspecto. Acabei por surfar em Killers com o mar a subir com  sets de 5 a 7 pés a bombar, a onda era mais para surf, mas como cresci na terra dos point breaks gosto muito deste tipo de ondas, compridas e com algumas sessões tubulares, acho que é nestas ondas que se aprende a linha de onda dum bom bodyboarder. Surfei 3 horas até o vento mudar e estar grande demais para o pico, mas curti ali umas ondas e o pico têm mesmo grande aspecto, apesar da entrada e saida ser um tanto perigosa, esta surfada ainda teve o aliciante de ver um top do CT a partir a loiça toda.
Com o calor a fazer-se sentir e a chegar aos 35 graus, voltei á zona do surf camp e acabei por surfar em Anchor Point e ao fim do dia em Mistery Point todas ondas compridas mas a última mais para Bodyboard com umas boas sessões para voar, curti em especial esta onda e se tivesse surfado de maré vazia teria apanhado melhores ondas, aquele primeiro dia foi produtivo com altas ondas e com um por do sol africano magnfico.
Depois de um belo jantar marroquino, no centro de Tazaghout, que é um tipo uma mistura de surf city com uma aldeia marroquina, fui cedo para a cama para fazer nova matinal. O mar mantinha-se grande no dia seguinte e conduzi mais para norte para uma bela vila piscatória chamada Essaouri o qual é famosa uma foto com umas longas direitas que aqui apresento, ao chegar chamou-me atenção logo a direita do porto, onda mole mas longa onde muitas escolas de surf davam as suas aulas, pelo menos vai dar para fazer um drop knee fun pensei eu.
Ao chegar-me ao molhe que protegia o porto dou de caras com outra direita animal tipo slab que está numa das minhas fotos, nem olhei para trás e entrei logo, mas ao chegar ao pico e já com a vila toda a olhar para mim, vi realmente porque ninguém surfava por lá, uma onda muito rasa e mesmo com a maré a encher sentia-se o power da onda a bater no fundo, estava perfeito mas muito animal, não me sentia nada confortável, lá está como no Tahiti, precisava sempre da muleta que são os nossos amigos nestes dias. Ainda dropei duas bombas de 6 pés mas parti-me todo no fundo, nada de grave e apanhei uma terceira que deu para fazer um belo chapéu e sair meio triste porque não surfei como eu queria, mas ficou na memória esta onda. Já era hora do almoço e então decidi ir á procura de outras ondas, quando me deparo no outro lado da vila mais a norte um certo crowd numa direita meio mole, era o outro grupo de brasileiros que estava em Marrocos entre eles o Pedro Scooby (uns dias depois iria surfar aqueles monstros na Praia Norte), fiquei por ali a ver as ondas que pareciam moles, afinal era alta direita com um arranque para um bom tubo e com uma grande rampa no final, entrei logo e mesmo com o mar um pouco mexido deu para surfar durante 3 horas com uns locais e os brazucas, curti a onda era mais curta e melhor para Bodyboard deu para sair satisfeito com a surfada e com mais uma onda no papo.
Segui para sul no final do dia e ainda fui fazer o sunset á mesma onda do primeiro dia, fiquei exausto com aquele dia e depois de mais um belo jantar, ainda iria dar para fazer uma matinal rapida antes de seguir para Portugal. Acordei bem cedo e o mar tinha descido mesmo muito, acabei apenas por ver as ondas e segui para o aeroporto, mas como em Marrocos há sempre imprevistos e eu ainda não tinha tido nenhum, na viagem até ao aeroporto lá fui parado duas vezes em operações stop na e o Ronaldo é que me salvou, cheguei em cima do voo, não me quiseram fazer o check in internacional directo para Lisboa por chegar atrasado e assim iria fazer escala em Casablanca com apenas uma hora de intervalo entre voos, passar dois controles passaportes, voltar a fazer check in e controle de passaporte outra vez, cheguei ao voo e bati á porta do avião e lá abriram, só em Marrocos!!!
Agadir é mesmo terra de boas ondas, point breaks e pelo que vi há por lá umas belas lages para serem descobertas e é um destino barato mesmo aqui ao lado.
O necessário para fazer uma incursão rápida(3 dias) por terras marroquinas, passaporte válido, algum sentido de desenrascanço, 350 euros de passagem area em cima da hora, 100 euros aluguer carro, 100 euros estadia, 60 euros comida e muito humor e vontade de remar nas ondas marroquinas.
Bom ano e boas ondas.Nuno Trovão















Sem comentários: