5 de julho de 2013

O porquê do Tahiti outra vez!


Bem parece óbvio que para quem me conhece que iria voltar ao Tahiti (nota antes de acabar o resto deste post, que tou a escrever no meu quarto em Teahupoo, quero dizer que irei com certeza voltar outra vez, amo estas ilhas, as ondas e as suas gentes) verdade sem dúvida, não por ser aquele sitio idílico que toda gente sonha um dia na vida vir passar umas férias numa praia de água azul transparente e praia de areia branca com a sua água de coco á sombra da palmeira debruçada sobre o mar. Isso faz parte do pacote, mas o principal era mesmo as ondas e uma divida que tinha com uma pessoa em fazer uma viagem a dois, a outra era mesmo surfar a minha onda preferida do mundo a temível Teahupoo. Pelo meio o paraíso, as suas gentes com a sua simplicidade, as paisagens de sonho e tudo que não consigo explicar aqui mas que uma foto pode dizer tudo.

Mas não vim só pelas ondas, vim para descansar, desfrutar da vida, porque a vida são 3 dias e dois já passaram, vim também para carregar pilhas porque tenho sempre tanta coisa para fazer que já me descuido de algumas coisas da minha vida e viajar não será sem duvida uma delas.

Da outra vez que vim ao Tahiti há sete anos atrás salvo erro, vim com grandes amigos, surfar e realizar um filme, um trabalho que envolvia dar retorno a um patrocinador que estava a pagar para isso mesmo, foi uma missão bem sucedida. Mas na minha mente e nos meus amigos, principalmente quem sentiu o power de Teahupoo algo ficou por concretizar, algo nos ficou ali no fundo zunindo. Pois tive que cá vir ver que zunido era esse, o Porkito já tinha vindo cá o ano passado e ficou ainda mais com zunido porque não teve a sorte que eu tive com as ondas. Ora agora esse zunido desapareceu para mim desde dum certo Sábado eu presenciei e tentei participar duma das melhores sessões de surf da minha vida, acho que foi mesmo a melhor apesar que só tenha apanhado duas ondas.  Escrevo dum modo melancólico porque  não tive os tomates e a vontade para estar dentro dum salão azul de seis metros, que tantos vi á minha frente naquele dia, simplesmente não tive á altura, tou a ficar velho :(
Por isso a esses meus amigos que tiveram comigo há sete anos e que tanta falta me fizeram nesse dia, dedico estes próximos posts e espero que eles tenham a oportunidade de voltarem a este paraíso, eu vou voltar outra vez com certeza.

Dedicado ao Luis Porkito Pereira, ao Ricardo Faustino, ao Frederico, á Alexandra, ao Luis Bajolo e ao Pedro Emauz.

Maruro!NT

1 comentário:

Luís disse...

Muito feeling nessas palavras! Vi "Os Antípodas" e curti muito as vossas surfadas. Vi também que cumpriste o prometido e voltaste a Teahupoo, à melhor onda de sempre. Quanto a ficarmos velhos acho que não, é tudo uma questão de forma e espero que ela seja retomada em breve.