31 de março de 2013

Estrategia Nacional para o Mar 2013-2020


Os ultimos meses  tem se falado tanto na promoção do turismo de ondas e como Portugal para sair da crise tem que se virar para o mar e suas actividades,  desenvolve-las e apostar nelas,  para assim criar riqueza.  Somos um pais do Mar e é pena que só agora em tempos de crise se tenha chegado a este consenso,  com isto fui  ler a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e seus anexos (economia do mar,  plano mar e programas de acção). Muita palha pelo meio, mas coisas muito interessantes que quem está ligado ao mar pode tirar partido de algumas coisas que o documento apresenta,  fiquei a saber que a economia  do mar em 2010 representava  2.5%  do PIB e que o governo quer que chegue aos 3.8%  em 2020, metas ambiciosas digo eu, para quem dá 5 e tira 4.

O documento apresenta 5 linhas orientadoras, a energia azul, a aquicultura, o turismo, os recursos minerais marinhos e a biotecnologia azul, diz também que se deve criar uma marca distinta e aproximar o mar dos portugueses, tudo muito lindo, vamos ver como pode e deve ser posto em pratica e sendo um documento oficial que ainda está em consulta publica, da minha parte como cidadão e Presidente duma Associação ligada ao mar, irei fazer parte dessa consulta publica e levar as minhas ideias e da Associação que presido,  ao Ministério que pertence o mar.

No que diz respeito ás ondas e aos seus desportos e o turismo a ele associado o documento diz que deve ser desenvolvido um plano intregado onde a nautica lusa-atlantica deve ser uma referencia como destino e estabelencendo uma rede de infraestruturas de suporte (apoio á praia, no charter nautico e na promoção destas actividades) para este ponto. Falta saber que tipo de infraestruturas estamos a falar (pelo menos a ABFM já se adiantou a isto) e que tipo de apoio as autarquias e o governo podem ajudar, pelo menos se as coisas não fossem tão burocráticas já ajudava muito. 

Curioso que este documento fala sempre em desportos nauticos englobando todos eles, apenas falando especificamente em exemplos de sucesso já comprovado  nomeadamente no caso de Peniche, ou como a vela e a canoagem. Espero que os outros desportos não sejam marginalizados porque andam ai muitos desportos que são um caso de sucesso nas suas cidades, mas pronto todos estão englobados no documento esperemos que na pratica consigamos ver isso.

Houve um ponto que me chamou atenção ainda em relação ao que escrevi anteriormente, no documento diz assim: Desenvolvimento de uma politica desportiva para este setor com ligação formativa e social ao mar e aos cidadãos mais jovens ou os mais desfavorecidos, promovendo elos efectivos entre clube e associações de desportos nauticos e a escola, o ensino e a acção social, contribuindo para uma sociedade mais coesa e intregadora e para uma base mais alargada de praticantes que potencie a dinamização da alta competição. Ao que parece quem fez o documento veio copiar o modelo da ABFM,  isto é o que se faz na Figueira no Bodyboard desde há 10 anos e com resultados á vista de toda a gente, com poucos apoios e sem ovos faz-se grandes omoletes, ter uma base sustentavel, clube organizado e encaminhar o dinheiro para onde deve ir, a formação desportiva e civica e o respeito pelo proximo. Criar na sociedade e nos pais uma forma de ver o mar em segurança e onde os pais possam ter confiança em quem trabalha no mar, depois tudo requer trabalho e amor pelo que se faz, com respeito e humildade e de poder andar na rua com a cabeça bem erguida,  o resto bem naturalmente.

Por último não gostei de ver no documento que pouco fala na preservação das ondas, o assunto é referido algumas vezes mas muito superficialmente e nem sequer se refere ao valor duma onda para os agentes que trabalham nas ondas, aqui está um ponto em que o documento falha redondamente, até no ponto do documento que diz obras maritimas, nada diz e é muito evasivo, apenas refere que devem ser feitas obras de protecção da costa, basta saber quais principalmente com os senhores do betão por trás a fazer força para fazer mais obra. Ou como o novo projecto de contentores para o Porto de Lisboa que vai dar muito que falar e que até já está contenplado neste documento. Então está aqui um ponto para chamar atenção daqueles senhores de Lisboa. 

Para quem quiser dar uma vista de olhos  no documento no link embaixo.
http://www.dgpm.gov.pt/Pages/ENM.aspx

A vida é bela no mar!NT

Sem comentários: